Vai realizar parada de fábrica? Fique de olho nessas dicas:
As plantas industriais adotam periodicamente uma parada programada nas atividades produtivas, conhecida como Parada de Fábrica, a fim de restaurar e melhorar as condições dos equipamentos e instalações. A gestão dessa data é bastante complexa e deve envolver vários setores da companhia. Diante disso, garantir um programa eficaz de bloqueio e travamento é de extrema importância para o sucesso desse período de manutenção.
Visto isso, separamos 5 passos para você ter um programa de bloqueio e travamento eficaz:
Passo 1
Desenvolver e documentar o seu programa/política de controle de energia
Segundo o parágrafo 1910.147 (c) da OSHA, uma política de controle de energia deve ser documentada e abranger os seguintes aspectos do programa:
- Objetivo e esfera de ação do programa
- Quem são os responsáveis por executar o programa de LOTO
- Política de fiscalização
- Métodos de treinamento
- Procedimentos de bloqueio em grupo
- Procedimentos de transferência de turno
- Procedimentos de remoção de bloqueio
- Método para auditoria e atualização de procedimentos
- Coordenação com empresas externas contratadas
Passo 2
Criar e publicar procedimentos escritos de bloqueio de equipamentos especificados
É de extrema importância que os procedimentos sejam disponibilizados em locais acessíveis para qualquer funcionário ou visitante do local. A OSHA, no parágrafo 1910.174 (c) deixa evidente que um procedimento eficaz deve ser documentado e identificar a qual equipamento refere-se. Diante disso, deve incluir os passos específicos para desligamento, isolamento, bloqueio, equipamentos de controle de energias perigosas e os passos para deslocamento/remover/transferir dispositivos de bloqueio e identificação.
Passo 3
Identificar e sinalizar todos os pontos de controle de energia
Uma ótima forma de prevenir acidentes é através da sinalização. Dessa maneira, identificar pontos de controle de energia, a fim de alertar funcionários sobre o não acionamento de um dispositivo ou o perigo envolvido ao operar um equipamento, torna-se uma maneira efetiva de reduzir falhas.
Passo 4
Treinar seus funcionários, comunicar e conduzir inspeções periódicas
Não basta apenas desenvolver procedimentos e disponibilizá-los para seus funcionários. Para que o programa de bloqueio e identificação seja eficaz, é de extrema importância a realização de treinamentos sobre os conteúdos disponibilizados no procedimento e realizar inspeções periódicas para garantir o cumprimento das regras.
Passo 5
Equipar seus funcionários com ferramentas de bloqueio e dispositivos de aviso adequados
- De acordo com o parágrafo 1910.147 (c) (5)(ii)(B), todos os dispositivos de bloqueio e identificação devem ser padronizados dentro das instalações, seguindo, pelo menos, um dos seguintes critérios: cor, forma e tamanho. Para os dispositivos de bloqueio: estampa e formato também estão inclusos na lista.
- Já seguindo a sugestão parágrafo 1910.147 (c) (5)(ii)(A) da OSHA, esses dispositivos de bloqueio e identificação devem ser capazes de suportar ações do ambiente ao qual estão expostos durante todo o seu uso.
Gostaria de saber mais? Confira nosso e-book com os 7 principais erros em procedimentos de bloqueio e travamento